O que é e o que faz um Marketing Technologist?

O

Historicamente, a área de T.I. é quem abastece as companhias com tecnologia. O Marketing sempre tentou encontrar essas soluções em suas agências e fornecedores. Agora, a relação do consumidor com as empresas gera uma poderosa ferramenta de trabalho para os times de marketing: A informação.
Com isso, chegamos no impasse de ter duas peças do mesmo quebra cabeça divididas. Enquanto de um lado, temos a informação necessária para tomar as melhores decisões, do outro, temos os recursos e conhecimentos de como trabalhá-las. Entre ambas, temos o Marketing Technologist.

Quais são as habilidades de um Marketing Technologist

Decerto, encontrar um profissional que possua algumas características que são esperadas para esse tipo de profissional não será fácil. Se liga só:

  • Ele deve ser alguém que entenda profundamente marketing. Deve entender as técnicas, as táticas, os canais de comunicação, as mídias, etc…
  • Precisará ser alguém que entenda de dados. Como um banco de dados se parece e como você usa essa ‘coisa amorfa’ que representa o seu consumidor em algo que pode ser direcionado para a alguma ação.
  • Deverá entender de Analytics e como usá-lo para ajudar a encontrar comportamentos significativos e preditivos.
  • Precisa ser um bom orador. Isso porque ele vai ter que se relacionar muito com diversas áreas e níveis dentro e fora da companhia.
  • E ainda, tem que ser capaz de fazer todas essas coisas enquanto está tendo relacionamentos brilhantes com negócios e finanças, porque ele será responsável por fazer com que todas essas informações relacionadas gerem ideias inovadoras, capazes de trazerem retornos financeiros para a companhia.

Pois bem… Já deu para perceber que não é algo para qualquer estagiário, né?

Sendo a ponte entre marketing e T.I.

Ele pode tanto responder para uma diretoria de TI, para uma diretoria de Marketing ou ser independente. Esse profissional é uma chave na comunicação entre os times. Ele é o responsável por avaliar os recursos de cada uma das áreas e fazer algo incrível com elas, visando gerar mais negócios para a companhia.

Não é como se ele fosse um simples tradutor simultâneo. Ele será um conector de ponto. Enquanto cada departamento tem a informação e consegue chegar aos insights, esse profissional detém a sabedoria (só para usar as mesmas palavras da figura abaixo).

Conectar pontos, esse é o papel do marketing technologist
Conectar pontos, esse é o papel do marketing technologist

E porque as empresas precisam de um Marketing Technologist

Velocidade é a resposta simplificada para esse tópico, mas você quer a resposta elaborada, né?

Basicamente, pense que uma conversa com alguém que fale a sua língua é muito mais fácil do que ficar no Translator para se entenderem (acreditem, eu sei… já fiz isso no Egito). Esse profissional conhecerá os dois lados. Irá Desenvolver uma proposta, apresentar para ambos, validar com os times e iniciar suas conversas com fornecedores e gerenciar o projeto até a execução. Isso sem as inúmeras reuniões para explicar o que é um ALIAS ou qual é a estratégia de Inbound Marketing.

Enfim, um baita atalho, não?

Mas não pense que com isso, os times de T.I. ou de marketing ficarão obsoletos. Os times de T.I. continuarão focados na infraestrutura e segurança da companhia. Eventualmente, darão apoio quando suas maluquices esbarrarem em alguma restrição dentro desse escopo. Já o marketing será um par desse profissional em demandas tecnológicas de marketing (e irão mandar ele seguir o brandbook, claro).

Enfim, havia comentado com vocês sobre como seria o profissional do futuro no marketing. Contudo, não tinha um nome para isso. Ainda. E empresas também não. Tanto que recentemente me deparei com uma vaga para a posição e tive que ir no google pra saber o que era.

Por fim (sério dessa vez), agora que você já sabe o que é um Marketing Technologist, que tal começar a estudar um pouco? E você não precisa ser nenhum Tony Stark para se dar bem na área!

Marketing Technologist
Marketeiro e Técnico. Exemplo perfeito de Marketing Technologist!

Sobre o autor

Marcos Fonseca

Comentar

Don’t speak Portuguese?

Categorias

Newsletter