8 ferramentas de gratuitas para alavancar o seu negócio

8

A revolução tecnológica vem trazendo diversas facilidades e oportunidades de inovação. Mesmo assim, investir em ferramentas de marketing para alavancar o crescimento da sua empresa pode ser algo que não está na prioridade dos empreendedores no começo do negócio, ainda mais quando algumas ferramentas podem ter custos bem representativos para empresas em estágio de crescimento.

O lado positivo disso é que muitas empresas, apesar de serem pagas, possuem versões gratuitas seus produtos e a notícia boa disso é que muitas dessas ferramentas já fazem muita coisa, mesmo em suas versões não pagas, e podem atender suas necessidades até a sua companhia atingir o próximo nível.

Ficou curioso? Acompanhe abaixo a nossa lista:

1 — CRM: Hubspot

A maior ferramenta de Inbound Marketing do mundo possui uma ótima estrutura para implantação do seu CRM. A versão gratuita possui a funcionalidade sem limites de usuários, e você pode gerenciar o seu funil de vendas, seus contatos e suas empresas. Atém disso, você ainda pode criar modelos e medir desempenho de e-mais, fazer chamadas e agendar reuniões. Através do Zapier (mencionado abaixo), você ainda consegue integrar com o Mailchimp e registrar novos contatos automaticamente em seu gerenciador de campanhas.

2 — Bloco de notas: Evernote

Conhecido mundialmente, esse aplicativo permite realizar anotações além de organizar imagens e vídeos, tudo com acesso pelo computador ou aplicativo no celular. Perfeito para anotar aquelas ideias que surgem bem na falta de um papel e caneta na mão!

3 — Gerenciamento de conteúdo: WordPress

O maior gerenciador de conteúdos do mundo, o WordPress te permite criar sites de maneira simples, necessitando apenas um conhecimento básico em programação (em sua maioria, só o idioma inglês já resolve bastante), tudo isso graças a uma biblioteca de temas e plugins alimentada por uma vasta comunidade de desenvolvedores.

4 — Design gráfico: Canva

Quer criar um layout simples? Esse aplicativo é uma mão na roda com formatos prontos para postagens, cartas, e-mail e diversas estruturas prontas. Claramente, projetos mais complexos fariam bom uso de um bom designer, mas você pode economizar um bom dinheiro fazendo as coisas mais simples você mesmo.

5— Comunicação: Slack

Perfeito para gerenciar comunidades ou times, o Slack é muito semelhante às ferramentas de comunicação como o Hangouts ou o Skype, permitindo o compartilhamento de arquivos com grupos ou indivíduos com uma boa capacidade de armazenamento e fácil consulta ao histórico de materiais compartilhados. Ele só não faz chamadas e vídeo, ainda.

6 — Integração e Automação: Zapier

O Zapier automatiza pequenas tarefas, como compartilhar postagens, atualizar o CRM ou sua ferramenta de e-mail marketing. A versão grátis é limitada a um número de processos, mas, no momento em que essa publicação está sendo escrita, esse limite é de 1.000 processos, o que é muito para quem está começando.

7 — Pesquisas: Survey Monkey

Quer entender melhor como seu público se comporta, ou entender se seu novo produto possui uma audiência? Com o Survey Monkey você consegue publicar pesquisas e compartilhar com sua rede de contatos ou sua base de e-mail. A ferramenta possui boas funcionalidades de relatório para a análise de dados das informações coletadas.

8 — E-mail marketing: MailChimp

A estrela dos canais de marketing digital, o Mailchimp é uma das mais populares ferramentas de disparo de e-mail do mundo. Além de ser fácil de utilizar. você possui um bom limite na versão gratuita, além de contar com automações, como carrinho abandonado, e-mail de boas vindas, aniversário, etc… em contra-partida, todas as suas campanhas são enviadas com um logo da empresa no rodapé. Nada muito chamativo que venha a atrapalhar as suas campanhas.

Algumas dessas ferramentas não necessitam conhecimentos técnicos para começar a fazer uso, outras, apesar de simples, pode te trazer melhores resultados se um especialista lhe orientar na implantação ou uso, mas nada que com um pouco de estudo e esforço próprio, você não consiga fazer sozinho.

E você? Conhece outras opções que não estão na lista? Já usa alguma dessas ferramentas? Está em dúvida na implantação de alguma delas? Deixe abaixo seu comentário e vamos bater um papo, quem sabe a gente não consigo te ajudar em algo? 😉

Sobre o autor

Marcos Fonseca

Comentar

Don’t speak Portuguese?

Categorias

Newsletter