Glossário de Marketing Digital

Glossario do Marketing Digital

Marketing e Vendas

AIDA – É um acrônimo para Atenção, Interesse, Desejo e Ação. É um modelo baseado no comportamento humano na tomada de decisão e é utilizado no marketing para direcionar os usuários na conversão desejada.

Automação de Marketing – São processos que ocorrem de modo automatizado, a partir de uma rotina pré determinada (ex: Enviar e-mail) a partir de um gatilho (trigger) conhecido (ex: Cadastro de cliente).

Conversão – Atingir um objetivo, como por exemplo, uma venda, um download, a assinatura de uma newsletter, etc.

CRM – Customer Relationship Management (Gerencimento de Relacionamento com o Cliente) é uma abordagem que coloca o cliente como foco central nos processos de negócio, buscando entender e antecipar suas necessidades de modo a atendê-los melhor, geralmente suportado por softwares de gestão que organizm e armazenam as informações de controle de contatos (conversas, reuniões, agendamentos, e-mails, etc.).

CRO – Conversion Rate Optimization (Otimização de taxa de conversão) são estratégias com objetivo em aumentar o percentual de conversão dos clientes que visitam seu site.

CTA – Call-to-Action, ou literalmente Chamada para a Acão são comandos que buscam direcionar o usuário à tomar uma ação esperada, podendo ser em forma de botões, links ou banners, por exemplo.

eBook – Na tradução literal, é livro eletrônico.

Edge Rank – É o algoritmo do Facebook que determina a relevância de posts e quais aparecem – ou não – no mural do usuário. É baseado em três fatores: Afinidade, Formato e Tempo de publicação.

Funil de vendas – É a representação, em formato de pirâmide invertida, que classifica os diferentes estágios em que os clientes estão, no processo de venda. Se divide em ToFu (Topo do Funil), MoFu (Meio do Funil) e Bofu (Fundo do Funil). Quanto mais abaixo, mais próximo da conversão.

Leads – É um potencial cliente, cadastrado em sua base de contatos para que você possa se comunicar com ele posteriormente, tanto por e-mail como por telefone.

Geração de Leads – Processo de converter um visitante do seu site em um contato telefônico ou em um cadastro de e-mail.

Inbound Marketing – É um novo conceito de marketing, que busca usar estratégias de captação de leads e relacionamento para fazer com que o cliente esteja pronto para uma conversão.

Landing Page – O termo, que significa Página de Aterrisagem, é uma página em que seu cliente é levado após efetuar algum clique, geralmente usado em campanhas.

Lead Scoring – São alguns critério pré determinados que podem ser usados para classificar os leads de acordo com seu potencial de conversão.

Links Patrocinados – São anúncios em formato de links que aparecem em sites de buscas ou sites de afiliados.

Long tail keyword – São palavras mais específicas, usadas em links patrocinados. De modo geral, estão no BoFu (Fundo do funil) e custam menos, devido a concorrência ser menor. Ex: Bolsa Feminina de Couro Sintético Amarela seria um termo long tail, enquanto Bolsa Feminina seria um termo genérico.

Outbound Marketing – É o marketing tradicional, nas mídias tradicionais (TV, Rádio, Revista, Outdoor, Teemarketing, etc…).

Pagamento social – É receber uma ação social (like, Share ou Retweet, por exemplo) como forma de pagamento para um conteúdo distribuído em seu site.

Keyword – Ou Palavra-Chave é a palavra (ou palavras) que resume o tema principal e um texto. Em Marketing Digital, pode ser designado como termos de busca do Google (baseado nas keywords usadas em SEO), por exemplo.

Google Display Network: Ou Rede de Display do Google é uma grande rede de sites (blogs, portais, etc.) em que os anúncios de campanhas do Google Adwords são exibidos, em forma de link ou banners de imagem.

Remarketing (ou retargeting) – É o processo de impactar um cliente que já havia visitado o seu site, seja por meio de anúncios em redes de parceiros ou através de e-mail marketing.

Taxa de conversão – Porcentagem de visitantes que realizam a ação desejada, dividido sobre o total de clientes que visitaram o seu site (ex: 100 visitantes, 10 conversões = 10/100 -> 0,1% de taxa de conversão).

Webinar – Conteúdo disponibilizado para o público em formato de vídeo (abreviação de seminário Web). Pode ser uma aula, palestra, um debate, entre outras opções. Pode ser exibido ao vivo ou gravado.

Métricas de Marketing

CAC – Custo de Aquisição de Cliente é o calculo usado para saber quanto a emresa está gastando para conquistar um novo cliente e, com isso, se basear para a construção de orçamentos e planos de ação.

CPC – Custo por Clique é uma forma de cobrança de serviços como anúncios pagos (Adwords e Facebook Ads, por exemplo), no qual o pagamento é feito pelo número de cliques realizados.

CPA –  Custo por Aquisição é uma forma de cobrança como o CPC, porém calculada em cima das conversões realizadas, e não dos cliques.

CTR – Sigla para Click through Rate, é o número de cliques dividido pelo número de impressões de um anúncio exibido e é extremamente importante para avaliar o desempenho dos anúncios.

KPI – Sigla para Key Performance Indicators. São os indicadores definidos para medir a performance de suas ações para alcançar uma determinada meta.

Pageviews – São as visualizaçõe de páginas de um site.

ROI – Sigla para Return on Investment (Retorno sobre Investimento, em português) é o resultado do resultado final de uma deterinada ação sobre o valor investido (ex: uma campanha que resultou em R$ 40 e teve R$ 10 invetido tem um ROI 4 [40/10]).

SEM – Search Engine Marketing são estratégias de marketing direcionadas para ferramentas de busca (Google, Yahoo, Bing, etc.).

SEO –  Search Engine Optimization (otimização para buscadores) são estratégias de otimização que visam melhorar o posicionamento do seu site, de forma orgânica, nas ferramentas de busca (Google, Yahoo, Bing, etc.).

Visita – É um acesso a um site. Esse KPI pode ser contabilizado mais de uma ve caso o visitante fechar a janela e retornar em um intervalo maior do que 30 minutos, gerando duas visitas ao mesmo visitante.

Visitante Único – Através de um cookie instalado em seu computador, o usuário que visitar sua página terá somente uma contabilização, independente do intervalor entre cada visita.

Web Analytics – É a ação de mensurar, coletar, analisar e reportar os dados da Internet.

Open Rate – Taxa de Abertura, mais comumente utilizada em campanhas de e-mail marketing, é a taxa de e-mails abertos sobre os os e-mais entregues.

Bounce Rate – Taxa de Rejeição é a taxa que determina os usuários que acessaram o seu site e, sem realizar nenhuma interação, sai. Em e-mail marketing, são os e-mails que não são entregues aos seus destinatários por alguns motivos.

Opt-Out – São os usuários que solicitam a remoção de seu cadastro de sua base de dados, solicitando a exclusão de seu mailing de contatos.

Opt-in – São os usuários que solicitam a adicão de seu cadastro de sua base de dados, solicitando a inclusão em seu mailing de contatos.

Mailing – É a sua base de dados de clientes cadastrados para contato.

Gerais

Adwords – É o serviço de publicidade do Google, que são exibidos nos resultads das buscas da ferramenta ou nas primeiras posições, ou em uma barra lateral.

Alternative text (Alt text) – É um texto aplicado nas imagens das páginas que buscam descrever o conteúdo da imagem, por meio de HTML. Ferramentas de busca tendem a ler esse código para entender o conteúdo do site. Se o navegador não conseguir carregar a imagem, ele carrega o texto contido no Alternative Text.

Anchor text – É o texto de um link para outra página. O Anchor text ajuda as ferramentas de busca a entender o destino do link, por isso é bom escolher com cuidado.

API – Application Programming Interface é o conjunto de padrões de programação que permite que um software interaja com outro, como por exemplo, o seu sistema de estoque conversar com seu sistemas de vendas.

Black hat – São práticas antiéticas de SEO para posicionar bem um site em buscadores como o Google.

Blog –  Um blog é um site que é atualizado frequentemente com artigos e publicações, geralmente de um tema específico, e que apresentam suas matérias em ordem cronológica.

Busca orgânica – São os visitantes que você recebe em seu site oriundo de uma busca realizada em um site de buscas e que não foram gerados por anúncios pagos.

Cookies – São arquivos inseridos no computador do usuário quando ele visita um site. Esse arquivo armazena informações do seu usuário, como IP, Produtos visitados, preferencia de idioma ou campos de formulário e serve para facilitar a navegacão do seu cliente no seu site quando ele retornar ao seu site.

CSS – Cascading Style Sheets é uma linguagem de estilo para fazer a apresentação de páginas, como layout de página, cores, fontes, etc. De certa forma, o HTML é o esqueleto da página enquanto o CSS é o visual.

Domínio – É o endereço registrado do seu site, composto por um www (de World Wide Web), o nome que foi registrado e um sulfixo, podendo ser .com, .com.br, .net, etc. No nosso caso, o nosso domínio é www.outsight.com.br.

Erro 404 – Essa página de erro aparece quando um código de resposta que indica que o servidor não pôde encontrar o que foi solicitado, como uma página no seu site que não existe mais, por exemplo.

Google Hummingbird – É o algoritimo de busca do Google.

Google Panda – Algoritmo criado pelo Google para analisar principalmente a qualidade dos conteúdos de um site.

Google Penguin – Algoritmo criado pelo Google para analisar principalmente a qualidade dos links de um site.

Hiperlink – É um conteúdo clicável em uma página que leva para outra página, site ou mesmo outra parte da mesma página.

HTML – Sigla para HyperText Markup Language, HTML é uma linguagem de marcação utilizada para programação de páginas na web.

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