Porque e como ganhar dinheiro com a internet

Muitas pessoas me perguntam por que e como é possível ganhar dinheiro com blogs na internet e até quanto podem ganhar com isso. É por esse motivo que eu criei essa publicação, para tentar explicar como funcionam as formas de rendimento com blogs na internet, como fazer para ganhar dinheiro e mostrar o quanto você pode ganhar com o seu site.

Antes de falar como ganhar dinheiro com a internet, gostaria de explicar como se ganha dinheiro com a mídia tradicional, como, por exemplo, uma revista impressa. Uma revista impressa ganha dinheiro de duas formas principais: Com a venda e com os anúncios publicitários.

O ponto é que, quanto mais pessoas leem uma revista, mais caro ela pode vender seus anúncios para seus anunciantes. Isso porque os anunciantes têm a expectativa de atingir o maior número de pessoas com seus anúncios, logo, também esperam atingir um número maior de vendas.

Com a internet funciona do mesmo jeito. Anunciantes pagam para aparecer no seu site. Só que no caso da internet, há duas formas de ganhar dinheiro:

Rede de Afiliados

Uma rede de afiliados é um serviço prestado por uma empresa que centraliza toda a negociação com os anunciantes para veicular os anúncios em um grupo de blogs participante de sua rede. A vantagem desse tipo de serviço é que te é oferecido toda a inteligência de anúncios (muitos usam o histórico de navegação do consumidor como segmentação), toda a negociação comercial (a rede te repassa um valor que já foi previamente negociado com o anunciante) e a interface de pagamento sem a necessidade de você emitir uma nota fiscal.

Os modelos de pagamento dos afiliados podem ser CPM, CPC ou CPA (Caso tenha dúvida, veja Glossário de métricas digitais) e você recebe os valores ganhos após atingir um mínimo necessário de acordo com o programa.

Dentre as principais redes de afiliados, temos o Google Adsense, o Lemonadee, Zanox, Uol Afiliados, dentre outros, que você pode conferir com mais detalhes neste post. Claro que você deve avaliar qual melhor se encaixa em seu perfil de trabalho e escolher alguns. Lembre-se que as pessoas vão ao seu site pelo conteúdo que você cria, e não pelos anúncios que você exibe, então não exagere no cadastro em programas de afiliados.

Contato direto com o anunciante

Essa pode ser considerada a forma mais rentável de ser remunerado pelos seus conteúdos, mas também a menos comum, já que você precisa se mostrar muito relevante na sua área de atuação para que algum anunciante queira fechar um acordo de veiculação publicitária com você.

No caso deste tipo de publicidade, como é um acordo entre partes, você pode fazer o tipo de negociação que lhe interessar e, dessa forma, os tipos de publicidade podem variar de acordo com as capacidades de seu site, podendo ser desde um publipost, ou uma publicação que vende a ideia que seu anunciante tem interesse, até com um layout personalizado como fundo do seu site.

Se conseguiu chegar nesse nível de publicidade, busque desenvolver um mídia kit atrativo para que seus anunciantes consigam o maior alcance possível, enquanto você consiga arrecadar uma receita maior.

E quanto posso ganhar com isso

Difícil dizer quanto você pode ganhar com o seu blog, isso porque cada anunciante paga um valor diferente para cada tipo de anúncio. Por exemplo, você pode ganhar USD 0,20 por clique por um anúncio de universidade, mas ganhar 10% de comissão sobre a venda de um varejo online. O que você pode fazer é gerar estimativas de acordo com o comportamento do seu site, por exemplo:

Vamos estimar uma receita por CPC (Custo por Clique). Digamos que você tem, atualmente, 10 mil visitas por mês e que 3% dessas visitas clicam em seus anúncios. Se a média de pagamento por CPC fica em USD 0,10, você terá uma receita total de (10.000 * 0,03 * 0,20) 60 reais com seus anúncios CPC e, caso aumente esse tráfego, você teria uma receita de R$ 60,00 a cada 10.000 visitantes.

Claro que essa é uma ‘conta de padaria’ e você terá outras variáveis para se basear no momento de projetar suas receitas, mas tentei apresentar um cálculo base.

Por fim…

Essa lógica se aplica a qualquer canal que você possua que tenha um bom alcance de público, seja redes sociais (Facebook, Instagram, Snapchat, por exemplo), seja canal no Youtube ou mesmo uma lista de e-mail marketing. Cabe sempre lembrar que seu canal terá sucesso enquanto os seus leitores o visitarem, e seus leitores irão visita-lo enquanto você continuar criando conteúdos de qualidade e relevantes para eles. Desse modo, tome cuidado com publicidade excessiva, que possa obstruir a leitura de seu público e afastá-lo de seus conteúdos.

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