Sobre o WordPress e porque escolher ele para ser sua plataforma

Criar um site depende de bons conhecimentos em linguagem de programação, que são uns códigos tão estranhos que você pode pensar que está sendo ofendido, rs. Por isso, um grupo de programadores resolveu desenvolver uma forma fácil para que pessoas comuns possam trabalhar na internet, gerenciando suas páginas web e seus sites, sem que seja necessário grande conhecimento em programação.

Nessa linha, surge o WordPress. Uma plataforma CMS, ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (Custom Management System), em que você consegue, através de uma interface muito intuitiva e amigável, fazer toda a gestão de seus conteúdos, com apenas alguns cliques de mouse, sem que seja necessário escrever uma única linha de código.

O WordPress é uma plataforma Open Source, o que significa que seus códigos são abertos para que qualquer pessoa com interesse, e conhecimento, claro, possa personalizá-lo da forma que bem entender. É por isso que você pode fazer coisas incríveis com ele, como criar um site inteiro, ou até mesmo criar grandes portais, tudo com a mesma lógica de gerenciamento fácil, para que qualquer pessoa possa ajustar e criar seus conteúdos, por exemplo, ou mesmo personalizar a área do administrador ou diversas outras funções limitadas às capacidades do programador responsável.

O básico de conteúdo já lhe é fornecido sem nenhuma complexidade, como criar páginas, inserir menus de navegação, criar novas publicações ou mesmo inserir campos de publicidade. Claro que, dependendo do que você quer fazer, saber um pouco de programação pode te ajudar muito, mas para começar, apenas a boa vontade já lhe é suficiente.

Porque escolher o WordPress como sua plataforma

Seja para criar um blog ou para criar uma página de internet, o WordPress é uma excelente opção. Isso porque ele te oferece todas as possibilidades que uma página de internet comum te ofereceria, com o adicional que você pode fazer a gestão de seu próprio conteúdo, sem que seja necessário mexer no código da página.

Geralmente, o desenvolvimento de uma página em WordPress é mais custosa do que uma página web simples (as desenvolvidas em HTML), mas muitas vezes você terá que contratar um terceiro para gerenciar essa página para qualquer atualização que você queira fazer. É isso que torna o WordPress vantajoso. Se você pensa em atualizar sua página constantemente, faça um orçamento de desenvolvimento em WordPress 😉

As mil faces do WordPress

Uma das vantagens na plataforma é que você pode criar o seu layout de duas formas, seja desenvolvendo um layout próprio, totalmente pessoal e exclusivo, ou usando temas, disponíveis em suas bibliotecas ou disponibilizados por milhares de desenvolvedores.

Os temas são a interface do seu site com o seu usuário. Você pode escolher entre diversas opções na biblioteca do WordPress de forma gratuita ou, você pode escolher um tema e solicitar a um programador para fazer pequenos ajustes, de acordo com o seu interesse. Isso já reduzirá bastante o custo do seu projeto, já que seu programador terá menos trabalho.

Por fim, você pode optar por desenvolver um tema totalmente próprio, sem que nenhum outro concorrente tenha um igual. Mas claro, para isso, precisará de um programador mais experiente, já que os temas de WordPress são construídos em uma linguagem mais complexa.

As ferramentas de complemento – Os Plugins

O que torna o WordPress uma ferramenta extremamente poderosa é o fato de ela ser uma ferramenta aberta a qualquer desenvolvedor, sejam eles curiosos ou profissionais, e esses desenvolvedores criam ferramentas para a plataforma que complementam suas funcionalidades. Essas ferramentas são chamadas de Plugins.

Plugins são peças, desenvolvidos por terceiros, que você encaixa no seu site para realizar uma função em seu site, como por exemplo, ter um formulário de captura de e-mail, um banner rotativo, ou mesmo para criar um e-commerce! São muitas as possibilidades para se usar plug-ins em seu site e, voltando ao fato de que o WordPress é uma plataforma Open Source, você mesmo pode pedir que desenvolvam um plugin para você, de acordo com uma necessidade totalmente personalizada!

Por fim, o WordPress é uma poderosíssima ferramenta para se desenvolver o seu website e pode ser uma ótima escolha, mas como nem tudo é perfeito, entenda os motivos pelo qual você não deveria optar pelo WordPress como seu site neste artigo aqui.

Se tiver qualquer dúvida ou opinião, por favor, comente seus pontos e eu responderei o mais breve possível. 😀

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *