Saber medir os resultados de suas campanhas é essencial!

Métricas de E-mail Marketing

O ambiente digital nos permite medir os resultados de todas as nossas campanhas, mas, dentro de inúmeras possibilidades, é importante termos em mente o que queremos medir e o que nos é relevante.
Acompanhe aqui a explicação de cada uma das métricas mais importantes para medir os resultados de suas campanhas de e-mail marketing e os motivos pelas quais elas são importantes.

A inspiração para este artigo veio de uma pesquisa, a qual buscava por algumas métricas para compôr meu dashboard e não consegui encontrar uma informação completa em um único lugar, ou mesmo, números que costumo usar para apresentar a eficácia de minhas ações não eram abordados por nenhum outro artigo.

Aqui você poderá ter uma visão das métricas mais comuns para se analisar em uma campanha de e-mail marketing e algumas métricas que eu utilizo e considero relevantes.

E-mails enviados (send mail):

  • O que é: Este número nos indica quantos e-mails saíram do nosso sistema de disparo. É a nossa base total de cadastrados em nosso mailing.
  • Porque é importante: Sua relevância se deve à nossa próxima métrica, isso porque, se nós enviamos X e-mails, logo entregamos X e-mails, certo? Errado. Confira:

E-mails entregues:

  • O que é: É o número de e-mails que efetivamente chegaram ao e-mail do consumidor. Isso se deve porque os e-mails enviados podem sofrer algum tipo de erro (bounce) no caminho. Veremos os tipos de bounce no próximo item.
  • Porque é importante: O número de e-mails entregues será a base de diversas de suas análises das outras métricas. É este número que você usará como seu alcance máximo.

Hard/Soft Bounce:

  • O que é: Os bounces são os erros que impedem que nossos e-mails enviados sejam entregues aos nossos usuários. Se dividem em dois tipos, o Soft, que são erros mais simples e temporários como ‘caixa de e-mail cheia’, e o Hard, que são erros como ‘E-mail inexistente ou inativo’.
  • Porque é importante: É importante analisar cada bounce antes de uma tentativa de re-envio, isso porque a insistência nesses erros alerta o servidor de e-mail e o seu e-mail pode ser marcado como Spam. Os hard bounces são erros permanentes e, caso seu serviço de e-mail não faça a exclusão desses usuários automaticamente, é importante que você o faça manualmente.

Open Rate (Taxa de Abertura):

  • O que é: É o número de e-mails abertos pelo usuário. São os e-mails em que o usuário viu na caixa de entrada clicaram para ver seu conteúdo.
  • Porque é importante: A taxa de abertura indica que o seu target foi atingido pela sua comunicação. Os índices de Open Rate são influênciados pelo assunto do seu e-mail. Quanto mais atrativo for o seu assunto, mais pessoas serão impactadas pela sua comunicação. Dá uma olhada aqui para ver como aumentar seu Open Rate.

Click Trought (Taxa de cliques):

  • O que é: Este indicador conta quantos cliques teve os conteúdos de seu e-mail marketing.
  • Por que é importante: Este, talvez, seja o mais importante dos indicadores que você deva analisar. Ele mostra que você fez todos os processos de envio corretamente e eficientemente, já que seu e-mail chegou à caixa de entrada, com um assunto interessante ao seu publico e com conteúdos atrativos para ele, gerando o clique. A partir daí, o seu site deve guiá-lo à conversão. Seu e-mail cumpriu sua missão.

Opt Out ou Taxa de Cancelamento

  • O que é: A taxa de descadastramento indica o número de usuários que solicitaram não receber mais comunicados da empresa via e-mail.
  • Porque é importante: Este indicador avalia o índice de satisfação do seu cliente com sua comunicação. Quanto maior a taxa de descadastramento, mais insatisfeito está o seu consumidor com seus e-mails. Acompanhe os números deste indicador por comunicação para tentar identificar o que agrada ou desagrada o seu público.Fizemos uma publicação com técnicas para tentar diminuir a taxa de descadastramento, dá uma olhada (…Considerando a dificuldade e o custo para conseguir converter um visitante do seu site em um cadastro, deveríamos ter o mesmo esforço para mantê-lo na nossa base…)

Custo por lead

  • O que é: É quanto você paga para ter um cliente novo cadastrado em seu mailling.
  • Porque é importante: No mundo corporativo são tudo custos e receitas. É fácil saber quanto o seu canal está faturando mas é essencial saber quanto essa receita está custando. Se você tem uma campanha com foco em geração de lead, avalie quanto você investe e quanto tem de retorno. Se não tem, avalie as visitas de seu site e quanto desses visitantes geram um novo cadastro.

Opt-in ou Taxa de Crescimento da Base

  • O que é: É o número de usuários opt-in registrados em sua base para envio de comunicados.
  • Porque é importante: Como sua base de e-mail é sua mídia mais barata, é importante tentar reverter seus usuários não convertidos em vendas em usuá76rios na base de cadastros para que você possa continuar atingindo este usuário com seus comunicados sem arcar com os custos de mídias externas. Mostramos, nesta publicação, algumas técnicas para alavancar o crescimento de sua base de usuários cadastrados, dá uma olhada.

Churn Rate

  • O que é: É o cálculo que cruza o número de clientes que deixaram a sua base de dados com os clientes que entraram na sua base dentro do período analisado.
  • Porque é importante: Reter clientes é importante para qualquer empresa e, como no mundo digital, tudo pode ser mensurado, o churn rate é importante para apresentar os resultados ou definir estratégias sobre este número. Para calcular o churn basta dividir o número de cancelamentos pelo número total da sau base, por exemplo, se você teve 10 cancelamentos em uma base de 100 clientes, o percentual do Churn no período é igual à 0,1, ou 10%.

Melhor Horário/Dia

  • O que é: Este indicador apresenta o melhor horário/dia em que seu público interage com suas comunicações. Suas taxas de abertura são melhores pela manhã, à tarde ou à noite? É melhor às segundas feiras ou aos finais de semana?
  • Porque é importante: Sabendo os melhores horários que o seu público interage com suas comunicações pode garantir melhores resultados por envio. Mesmo que diversos estudos apontem horários e dias para os melhores resultados nas métricas de e-mail, é altamente importante entender como o seu público funciona, por exemplo, se sua base é composta por pessoas que não tem acesso ao computador em seu horário de trabalho, sua base possivelmente irá apresentar melhores resultados aos finais de semana.

Taxa de Conversão

  • O que é: É o número de objetivos atingidos por métrica analisada, por exemplo, o número de vendas realizadas por taxa de cliques (click trought) ou o número de compartilharmentos nas redes sociais por e-mails abertos, ou até mesmo.
  • Porque é importante: É importante definir os objetivos que deverão ser atingidos pelas suas campanhas de e-mail marketing para poder verificar se ela está sendo eficaz ou não. E há diversos objetivos que podem ser atingidos além de venda de produtos e/ou serviços, como por exemplo, compartilhamento de uma informação em uma rede social, ou também, aumento da conversão com e-mails de carrinho abandonado, ou até mesmo, lembrar seus clientes de pagar os boletos. Há diversas metas que seus e-mails podem atingir e é importante estruturá-las dentro delas para poder apresentar os resultados, já que, por exemplo, um e-mail com objetivo de compartilhar uma informação ou notificar o usuário de seu boleto para vencer não irá gerar receitas à empresa e sua diretoria precisa ver o objetivo de cada um.

Indicadores de preferencia

  • O que é: Vários outros indicadores podem te apresentar as preferências de seu público, como por exemplo, em um comércio varejista, qual tipo de produtos seu cliente compra, quais categorias, ou qual o seu ticket médio, em uma empresa de serviços, pode-se ser aplicado os mesmos critérios.
  • Porque é importante: Como ferramenta de marketing direto, o e-mail marketing, além de possuir grande representatividade no faturamento da empresa, é o canal de notificações de seus clientes que tiveram um interesse em seus produtos ou serviços e que possuem grande potencial de conversão, mas isso se, e somente se, as mensagens que lhe forem apresentadas condizerem com seus interesses. Buscar entender o máximo possível deste seu público irá aumentar os resultados de sua empresa.

É isso. Essas são algumas das métricas mais importantes quando falamos de e-mail marketing. E você, usa alguma outra para avaliar os resultados? Compartilhe com a gente nos comentários abaixo.

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