Análise de resultados por Google Analytics

Análise de resultados dos e-mails através do Google Analytics

Uma das principais vantagens de campanhas no meio digital é que qualquer peça pode ser monitorada e mensurada, assim, deferindo a eficácia de cada uma, individualmente. Com o e-mail marketing funciona da mesma forma, e o melhor de tudo, de GRAÇA!

O Google Analytics (GA) é a principal ferramenta de mensuração web usada no Brasil, isso muito se deve ao fato de ela ser uma ferramenta gratuita e porque ela supre a necessidade das empresas que a usam e podemos usá-lo para mensurar nossas campanhas de e-mail, assim como todas as demais mídias digitais.

Sua configuração é bem simples, mas necessita que seu site já esteja configurado para o Analytics. Vamos lá então!

Como fazer a integração:

1 – Começaremos definindo quais URL’s queremos monitorar. Para cada URL deveremos criar um link especial que contém uma espécie de ‘rastreador’, que irá passar as informações para o GA. Você pode monitorar todos os links de seus e-mails, não há limites 😉

2 – Agora vamos parametrizar nossos links, ou seja, inserir o tal ‘rastreador’ nas URL’s. Podemos fazer isso ou manualmente ou preenchendo os dados no formulário abaixo:

Preencha todos os campos e veja aqui o resultado da sua URL

Gerar URL

Vou te explicar abaixo o que significa cada uma dessas parametrizações.

http://www.meusite.com.br/ é o endereço do seu site. Este link é o destino do clique do seu e-mail, por exemplo, se quiser levar seu cliente para um produto específico, este link deverá leva-lo à tal produto.

?utm_source= é a fonte de seu link. Neste caso, a fonte é uma newsletter de natal.

?utm_medium= é o meio de origem de seu clique, neste caso, o meio de origem é um e-mail, já que ele veio de uma campanha de e-mail marketing.

?utm_campaign= é a campanha deste clique. Neste caso, é uma campanha de promoção, que eu chamei de ‘promo’.

Ao final, sua URL deve ficar assim:

http://www.meusite.com.br/?utm_source=newsletter_de_natal&utm_medium=email&utm_campaign=promo

Parametrizar a URL não afeta a sua funcionalidade, apenas permite que o Google possa coletar as informações e atrelar à sua conta.

Como vejo o resultado?

Com isso, basta inserir esta URL no espaço determinado em seu e-mail e enviá-lo. O próprio Google Analytics irá coletar os dados e os listará em sua conta. A partir daí você já pode ir até sua conta e avaliar os resultados de suas campanhas de e-mail. Para isso, basta ir à aba ‘Aquisição’ e clicar em ‘Campanhas’. Você irá ver algo semelhante à imagem abaixo:

Resultado da Análise de campanhas no Google Analytics
Acompanhe suas métricas de e-mail em seu Google Analytics, como tráfego, receita, bounce, etc…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *